Todos os dias o motorista acompanha a divulgação de uma série de evoluções nos automóveis. Essas melhorias estão por todos os cantos de um veículo, mas uma dessas sofisticações em específico, muita gente acompanhou alguns anos atrás, mas ainda hoje não faz idéia de como é e como funciona. Estamos falando da injeção eletrônica.

A injeção nada mais é que um sistema de alimentação de combustível e gerenciamento eletrônico de um motor a explosão. Ela surgiu como uma melhoria do antigo carburador, que em determinado momento da indústria automotiva não conseguia suprir as necessidades dos novos veículos, principalmente no que se refere à emissão de gases poluentes e também economia de combustível.

O motor necessita de uma mistura ar/combustível perfeita em todos os regimes de trabalho. Era isso que o aposentado carburador, por melhor que fosse e por mais que estivesse com a regulagem no melhor acerto não conseguia obter com êxito. Essa mistura é conhecida no jargão técnico por mistura estequiométrica.

Quando o motor começa a funcionar os pistões sobem e descem dentro dos cilindros. Um sensor, chamado de sensor de rotação, sinaliza para a central de comando a rotação em que o motor se encontra, o que representa o quanto os cilindros estão subindo e descendo. A central analisa ao mesmo tempo o fluxo de ar medido pela borboleta de aceleração. Esse ar foi aspirado da atmosfera e vai para o interior dos cilindros. Com a informação do volume de ar admitido a central permite que as válvulas de injeção liberem a quantidade ideal de combustível, gerando a mistura de ar/combustível perfeita.

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