Óleo mineral, semissintético ou sintético? Qual deles é o mais apropriado para o motor do veículo? Estas e outras dúvidas foram enviadas pelos internautas do G1 após a publicação da coluna "Tire dúvidas sobre a lubrificação do motor". Confira abaixo as respostas de algumas perguntas enviadas.

Óleo sintético é melhor que o mineral?
O óleo sintético é mais elaborado e com isso promete manter a viscosidade constante, independentemente da temperatura de funcionamento do motor. Com essa característica a tendência é não carbonizar o motor. A desvantagem é o preço, mais elevado. Para utilizar esse tipo de óleo é bom estimar o custo/benefício. Se você utiliza bastante o carro e roda muitos quilômetros, o óleo sintético compensa, pois a troca é mais estendida.

Já o óleo de base mineral é o mais comum do mercado. Atende perfeitamente a maioria dos motores, porém a troca se dá com menor quilometragem. Se não ficar atento ao prazo de troca pode-se desencadear uma carbonização que vai trazer problemas mais a frente.

O óleo mineral tem que ser trocado a cada seis meses independente da quilometragem. E o óleo sintético também tem prazo de validade dentro do motor?
O óleo do tipo mineral tem o uso por quilometragem recomendado até cinco mil quilômetros e o sintético, conforme a marca e especificação entre 15 e 20 mil quilômetros. Porém, uma vez adicionado ao motor, é preciso ficar atento ao prazo máximo para substituição, que em ambos os casos é de no máximo seis meses.

Tenho um Palio Young 2000/2001 e sempre utilizei óleo semissintético. Já me aconselharam a mudar, com o argumento de que este óleo não faria bem quando usado por tantos anos. Mesmo levando em consideração que faço a troca a cada 10 mil km rodados. É isso mesmo?
O óleo do tipo semissintético é aquele que mistura a base sintética com a mineral. Ele é recomendado para motores mais potentes que trabalham em altas rotações. Mas, nada impede seu uso em motores menos potentes. Provoca menos carbonização interna e contribui para amenizar o atrito entre as peças internas do motor, principalmente durante a partida, quando a maior parte do óleo encontra-se em repouso no cárter – reservatório do óleo. A troca é recomendada pela maioria dos fabricantes a cada 10 mil km, mas convém efetuá-la antes disso, por volta dos 8 mil km. Os comentários que você recebe não fazem sentido. O que importa é obedecer o limite de quilometragem ou o tempo máximo para efetuar a troca, ou seja, seis meses. Não esquecer de trocar o filtro sempre que substituir o óleo.

O manual do meu veículo recomenda óleo sintético ou semi selênia 15W40. Eu usei o semissintético Hilux 5W40. Isso poderá afetar o motor? Qual é o significado dessa sigla?
O manual é o parâmetro a ser seguido. A fábrica não sugere isso à toa. São meses, em alguns casos, anos de estudos e pesquisas para identificar a melhor especificação do lubrificante. Isso leva em consideração não apenas o motor novo, mas também a manutenção de desempenho e rendimento com o passar do tempo. Desse modo, se o fabricante sugere o óleo do tipo 15W40, significa que essa especificação é que atende melhor os requisitos do motor.
 
A sigla indica a viscosidade do óleo com o motor frio e também em regime de trabalho. O primeiro número representa a viscosidade quando o motor entra em funcionamento. Quanto menor esse número, mais fino será o óleo. Isso facilita o trabalho da bomba de óleo ao aumentar a pressão e também faz com que o lubrificante chegue mais rápido nas partes altas do motor. Já o segundo indica a viscosidade em regime de trabalho, ou seja, em altas temperaturas. Quanto maior o número mais grosso será o óleo e menor será o atrito entre as partes móveis do motor. Normalmente os motores mais potentes tendem a utilizar óleos mais finos, e os motores de baixa rotação os mais grossos. O importante é saber que o óleo errado não cumpre a sua função de lubrificar nem resfriar.

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